
Desde 22 de Setembro de 2000 que se celebra o Dia Sem Carros, com muitos habitantes e governantes a optarem pelos transportes públicos, bicicletas e até trotinetes num dia que pareceu Domingo, tão poucos eram os veículos a circular.
Seis anos depois, o sucesso desta iniciativa (assim como outros "dias de...") deixa muito a desejar, não se notando nenhuma alteração nos hábitos de transporte dos portugueses, também em parte, motivado pela falta de condições adequadas - rede de transportes públicos eficaz e económica, e nas cidades ciclovias que motivem as pessoas a usar bicicleta, patins em linha, trotinetes e outros meios de locomoção, amigos do ambiente. Afinal é só olharem para as cidades europeias que normalmente visitam e admiram.
O Governo já garantiu que quer dar a volta à situação e o secretário de Estado do Ambiente anunciou que a partir deste ano tudo será diferente. Nós perguntamos - "Como e Quando?"
No Algarve, Tavira assinala o dia com exposições, circuitos de carros a pedal, uma marcha nocturna, passeios de canoa e exibição de veículos ecológicos.
Loulé não fecha ruas por temer o caos na circulação, mas os transportes urbanos da cidade e da freguesia de Quarteira serão gratuitos durante todo o dia de hoje.
Vila Real de Santo António adere ao dia sem carros com o fecho de um troço da avenida da República das 09:00 às 17:00, complementado com uma marcha/passeio na Mata Nacional ao fim da tarde.
Enfim!... Sempre é melhor que nada.
E tu, que tipos de transporte usas normalmente e porquê?